Os opostos se atraem: vinho e sushi combinam?

Não é novidade para ninguém que os brasileiros amam sushi, inclusive usam toda a criatividade para adaptar alguns pratos orientais, até mesmo criam novos sabores com as referências japonesas. Hoje a comida japonesa é tão famosa que encontramos restaurantes espalhados por todos os estados do país.

Bem, já que o consumo tem crescido, fomos investigar se os loucos por vinhos podem trocar o saquê (vinho de arroz japonês) pela sua bebida preferida quando estiver apreciando sushi. Confira algumas dicas!

Alvarinho

Tente um vinho verde, produzido com a uva Alvarinho, harmonizar com toda aquela crocância do tempurá. Este tipo de vinho explode na boca, trazendo sabores de limão siciliano, ervilha e flores, muito fresco e com uma acidez leve. Fica delicioso quando acompanha o tempurá com legumes mais adocicados e de camarão.

Petiscos fritos caem muito bem com um vinho refrescante!

Prosecco

É uma boa opção para acompanhar rolinhos de arroz, algas e vieiras. O Prosecco do norte da Itália tem uma essência de pêssego, limão siciliano, às vezes tem um toque de doçura. As vieiras são naturalmente doces, macias e delicadas – a acidez é perfeita para cortar o excesso de suculência na boca.

Rosé

Os rolinhos Califórnia casam deliciosamente com o rosé provençal, esses vinhos têm acidez e ao mesmo tempo secos, são predominantemente frutado por frutos vermelhos e é movido por minerais. Provence é famosa por muitas coisas, mas vale ressaltar: frutos do mar e rosé!

Pinot Noir

Principalmente os Pinot Noir produzidos na Nova Zelândia nasceram para os adorados Philadelphia Roll, cheios de cream cheese! Este vinho tem o corpo mais leve e tanino na medida certa. É importante reparar nos taninos dentro do vinho tinto quando emparelhamento com peixes, porque o tanino pode tornar o peixe metálico. Felizmente, o cream cheese ajudará a amenizar esse efeito.

Riesling

A queridíssima uva alemã que já citamos por aqui é o par ideal dos sushis de atum picante. Rolinhos picantes são geralmente feito com uma base de maioneses, assim um vinho aromático e de alta acidez com alguma doçura será a direção correta. Aproveite!

Gostou do conteúdo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Leia também:

Fechar Menu
×

Carrinho