Tipos de uvas no mundo dos vinhos

Há milhares de anos, as uvas são cultivadas em diversos solos e climas. Apresentam algumas variedades, onde cada uma delas trazem suas próprias características especiais, mesmo que isso não seja tão óbvio à primeira vista.

O tipo de uva é essencial para a produção de um vinho, mas é importante saber que essa não é apenas a única classificação existente. Sendo uma, de diversas outras classes, como teor alcoólico, coloração, aromas etc.

Cada variedade de uva é adaptada a um clima distinto. Enquanto umas reagem bem a regiões quentes, outras já se adaptam com mais facilidade a regiões frias. É impressionante a grande variedade que podemos encontrar espalhadas pelo planeta.

Você sabia que muitas uvas nasceram de cruzamentos realizados entres as diversas variedades existentes? Através de testes e muito estudo, foi comprovado a fusão entre as variedades, como a combinação mais famosa do mundo dos vinhos, o Cabernet Sauvignon. Cujo a junção foi realizada da uva Cabernet franc com a Sauvignon blanc.

O produto final dependerá de onde foi cultivado, as notas do vinho são resultado do que já havia sido plantado anteriormente naquele solo, o ambiente da plantação também influencia no sabor. Exemplo, se houver uma fazenda de flores por perto, o vento traz aromas que incorporam nas frutas.

As uvas mais comuns na produção dos vinhos são:

Gostou do conteúdo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário

Leia também: